terça-feira, 10 de janeiro de 2017

PROPOSTA DE ESTUDO DAS MUDANÇAS DOS PRECEITOS DA CIÊNCIA METEOROLÓGICA.


“O Calor do Magma do Interior da Terra...Fator determinante do El Niño...Ou La Niña”...(  Grifo Pedro Severino de Sousa)


PROPOSTA DE ESTUDO DAS MUDANÇAS DOS PRECEITOS DA CIÊNCIA METEOROLÓGICA.


Essa 'Pancadas de Chuvas...Em Patos-PB...E regiões do sertões da Paraíba, Rio Grande do Norte..E Ceará...Foram provocadas por Abalos Sísmicos...Na Cordilheira Oceânica do Oceano atlântico.
http://sismosne.blogspot.com.br/2017_01_01_archive.html
Forte chuva com trovoadas causa alagamentos e derruba teto de loja em Patos-PB.
https://www.wscom.com.br/.../forte+chuva+com+trovoadas...

                                         UM MOMENTO DE REFLEXÃO,...

Se realmente,  O CALOR DO INTERIOR DA TERRA...For...O FATOR DETERMINANTE DO SEU CLIMA)... (http://pedroseverinoonline.blogspot.com.br/),...

Certamente,

Os ‘Preceitos da Ciência Meteorológica...Serão modificados...

 

Diante disto...Afinal, quais são as causas do  El Niño?

http://blogln.ning.com/profiles/blogs/da-organiza-o-mundial-de-meteorologia-omm-para-pedro-severino

 

Para se entender um pouco das “Causas e Efeitos” dos efeitos do El NIÑO...Para com o semi- árido do nordeste do Brasil, Indonésia e a Austrália setentrional, entre outras regiões da biosfera terrestre...Será preciso que a “Ciência meteorológica”, saiba as “Causas...” Geofísicas desse fenômeno climatológico, tão conhecido que é o El NIÑO.

Entretanto, como foi abordado acima, vejo que o “Ciclo Hidrológico”, Decorre e em sua essência da atividade solar, umbilicalmente, conjugada com uma “Maior e/ou Menor( EL NIÑO e/ou LA NIÑA)....Aonde se aumenta e/ou diminui as intensidades das atividades do “Magma do Interior da Terra”... Que ao meu vê, é através das atividades “Vulcânicas” submersas nos mares e oceanos...E como também, das “Placas Tectônicas”...Decorrentes das derivas dos continentes... Aonde se intensifica e/ou diminui os índices de chuvas...Das estações chuvosas...Dos diversos rincões da biosfera terrestre.

Para se compreender isto melhor e possíveis soluções, vamos por parte:
Quando estiver ocorrendo uma maior intensidade das atividades do magma do interior da terra... Decorrente, talvez, da ascensão do calor do interior da terra, encontrar matérias de explosões nucleares, como o Urânio, entre outros...Que, obviamente, aumenta as atividades “vulcânicas e Sísmicas”... Que sejam nos mares e continentes.

Neste caso, obviamente, ocorrerá uma maior intensidade “Vulcânica e Sísmica”, nos mares e continentes... Tudo isto ao meu vê, vem ocasionar o efeito ELNIÑO... Aonde, traz chuvas para o sul e sudeste do Brasil, os países andinos, como Chile, Peru e Equador, até mesmo para o Canadá e o norte dos Estados Unidos da America (EUA)... Enquanto, por outro lado, traz “Estiagem”...Para o semi-árido do nordeste do Brasil, Indonésia, Austrália setentrional, entre outros Países.

gora, entretanto, como explicar tudo isto abordado acima, ou seja, de muita chuva em algumas regiões do planeta terra, como sul e sudeste do Brasil, Peru, Chile e Equador... E estiagens...no semi-árido do Nordeste do Brasil, Indonésia e Austrália setentrional?.

Segundo meu ponto de vista, o El Niño, ocorre devido o aquecimento das águas oceânicas decorrente de candeias vulcânicas submersas nos mares e oceanos...Levando a intensa evaporação...Favorecendo a formação de chuvas nas regiões adjacentes...As localidades aonde existem cadeias de vulcões submersas nos mares e oceanos e/ou aonde existem também colisão de placas tectônicas... Exemplo de tudo isto, são neste período (El Niño) de chuvas em Lima no Peru... E das chuvas na Patagônia chilena.

Agora, como explicar também, com a ocorrência do El Niño...ocasionar estiagem no semi-árido do nordeste do Brasil, Indonésia e Austrália setentrional... Se o El Niño, ocasionar “Intensa evaporação”... Invés de favorecer a formação de chuvas...faz é trazer “Estiagens” para estas regiões mencionadas acima?.

Dentro de um raciocínio lógico, é obvio, que quando, o “EL Niño, vem atuar, é por que as atividades do interior do Magma da Terra... Se encontra com uma maior intensidade...ocasionando as “ Vulcões Continentais”, a uma maior intensidade de atividades...Emitindo maior teor de gases quentes e secos...Para atmosfera terrestre...No caso da ocorrência do El Niño, os vulcões existentes nas Cordilheiras dos Andes(em média com 5.000 metros de altitude)...que se estende desde do extremo sul da Patagônia chilena ( é interessante, mencionar, que só o Chile, é detentor de mais de 2.800 vulcões).

Até extremo norte da Colombia...Vem emitir muito mais gases quentes e secos...Que entram nas correntes dos ventos alísios... Neste período do El Niño...Vem aquecer a troposfera(camada de condensação das chuvas) dos sertões do semi-árido do Brasil...Por ser regiões de “Alta Pressão Atmosfera” ... Venha dissipar as formações de chuvas...Mesmo nas estações chuvosas.

Sabe-se, que o País da Indonésia, sofre o mesmo problema climatológico, como o semi-árido do Nordeste do Brasil, periodicamente e permanentemente, sofre com os seus períodos de estiagens...Não será por que, a Indonésia, é toda circundada por vulcões?

Agora, “ A Grosso Modo”...Seria interessante, e salutar para o “Meio Ambiente Global”...Que a ONU(Organização das Nações unidas), através dos seus organismos de combate ao “Aquecimento Global”... Viesse estimular em “Escala Global”...Principalmente, os países Andinos... A Gerarem as suas “Matrizes Energéticas”... Através de “Termoelétricas, movidas a gás natural... Só assim, penso eu, diminuiria os efeitos do “EL NIÑO....

 

 

ARTIGOS CORRELATOS:

Palestra sobre meteorologia da Semana Estendida de Ciência e Tecnologia

http://pt.slideshare.net/samanthameteorologia/palestra-sobre-meteorologia-da-semana-estendida-de-cincia-e-tecnologia

 

 

É A METEOROLOGIA OU A CLIMATOLOGIA ?

 

  

Por isso...Propus:
PROPOSTA DE ESTUDO DA METEOROLOGIA... PELA SISMOLOGIA...
http://pedroseverinoonline.blogspot.com.br/.../proposta...

 


Do Escritor,
Pedro Severino Sousa
João Pessoa(PB), 10.01.2017

Nenhum comentário: