sexta-feira, 12 de junho de 2015

A FALTA DE ESTUDO BATIMÉTRICO NOS RESERVATÓRIOS HIDROELÉTRICO... NO BRASIL... (UMA VERDADE INCONVENIENTE).


A FALTA DE ESTUDO BATIMÉTRICO NOS RESERVATÓRIOS HIDROELÉTRICO...
NO BRASIL... (UMA VERDADE INCONVENIENTE).


Sabe-se que a realidade ‘Hidrológica no Brasil(leia-se Sudeste, Centro-Oeste...E principalmente, no Nordeste)...Nesses últimos anos(2013, 2014, 2015)...Não foram muito ‘Boas’... Ou seja, de ‘Extrema Estiagem’...Que conseqüentemente, vem levando os mananciais dessas regiões já mencionadas anteriormente...Há um exaustivo “Stress Hidroelétrico”...Se continuar assim, 2016, 2017, 2018...Provavelmente, o Sistema hidroelétrico do Brasil...Entrará em ‘Colapso’...

Não precisa ser um ‘Expert’ em Hidrologia, para se entender que essas ‘Secas’... 2013, 2014, 2015...No Sudeste, Centro-Oeste...E principalmente, no Nordeste...Que pelo visto, teremos uma ‘Crise Hidro - Energética’...Pior do que a Crise Energética de 2001...Do então Governo FHC(Fernando Henrique Cardoso).

No entanto. só não entramos, ou melhor, o Brasil...Num Colapso energético...Devido FHC, ter feito o Racionamento Hidroelétrico(Apagão-2001)...

Que a atual Presidente Dilma Rousseff, não está tendo a mesma coragem...Que conseqüentemente, nós brasileiros, vamos ‘Pagar Caro’,  por isso.

Alem disto abordado acima, que considero mais ‘Agravante’, é sobre A FALTA DE ESTUDO BATIMÉTRICO NOS RESERVATÓRIOS HIDROELÉTRICO...NO BRASIL.

Infelizmente, aqui no Brasil, a ”Questão de Estudo Batimétrico” dos nossos ‘Recursos Hídricos... Ainda é muito ‘Incipiente’(existem Estudos Universitários, porém, ainda não aplicados)., ou seja, é quase ‘Inexistente’...Que conseqüentemente, vem levando...A “Gestão das Águas Brasileiras...Principalmente, as “Águas Hidroelétricas...Há uma “Mal Gestão”.    

Então diante disto, como explicar isto?

Partindo do ‘Preceito’, que para o “Sucesso” de qualquer atividade humana... Econômica-Politica, Social... Precisa de um ‘Controle’(leia-se Balanço)...Como por exemplo, em qualquer Atividade Econômica, quer seja, Industrial, e/ou Comercial...Precisa-se de Balanço Contábil...

Então na Gestão dos Recursos Hídricos...Não é diferente...Sendo assim, é de fundamental importância...O ‘Balanço Hídrico’...Entre, “Oferta(volume de água)...Seja ‘Sempre’ Maior(+) do que  a Demanda(uso)...Para qualquer ‘Atividade Hídrica...Quer seja.. Água de beber, e/ou uso industrial,...E principalmente, em Geração de ‘Energia Hidroelétrica...

E no entanto, isto não é feito no Brasil...Ou melhor, digo, o "Balanço Hídrico", levando em consideração...Os ‘Estudos Batimétricos’...Das Bacias Hidrográficas Brasileiras...Mostrando o ‘Real Volume’(capacidade máxima)...Em “Tempo Real”...Ou seja, mostrando, o “Volume Maximo(atualizado)... Desses respectivos ‘Mananciais Hídricos’.

Sendo assim, após ‘Estudo Batimétrico’...Se sabe que o “Volume Útil Real(atualizado)...No caso, ‘Especifico das Hidroelétricas... Tenha uma melhor, “Gestão Operativa...Evitando assim, os “Apagões...Que vem, sendo anunciado pela ‘Mídia’,  ‘Corriqueiramente’...  Acontecendo.


Um exemplo “Palpável e Concreto” de tudo isto... É sobre o Sistema CHESF... Que hoje(11.06.2015, sexta feira), o Reservatório de Sobrinho, só possui 21.1% de seu volume útil.  Vide site da CHESF (http://www.chesf.gov.br/portal/page/portal/chesf_portal/paginas/sistema_chesf/sistema_chesf_bacias/conteiner_bacias ).

*Obstantemente, o Reservatório de Sobradinho...Ainda não existe estudo Batimetrico... Historicamente o reservatório de Sobradinho não possui levantamento batimétrico após a sua implantação
(file:///C:/Users/pedro/Downloads/716-2472-2-PB.pdf )

Entretanto, se fossemos considerar, como por exemplo,  em ‘Tese’, o ‘Assoreamento de 30%’...Desse Reservatório de Sobradinho...O seu ‘Volume Útil...Reduziria para somente (21.1 – 6.3)=  14.8%.

Do se conclui, já que o 'Sistema Elétrico Brasileiro,  é 'Interligado:
                                       http://www.ons.org.br/home/
                                                              


Que a cima de tudo...A 'Geração de Energia Hidroelétrica...É uma "Produção em Serie"...Ou seja, dentro de um principio Hidrológico...É de Montante...Para Jusante...Então, tudo Sistema CHESF( http://www.chesf.gov.br/portal/page/portal/chesf_portal/paginas/inicio )
                                                                    

Como se sabe, repito que o processo de um sistema de geração de ‘Energia Hidroelétrico de modo geral... E de uma ‘Produção em Série’...De varias ‘Unidades Geradoras...De montante para jusante...Neste caso, especifico da CHESF...A unidade geradora mais a montante...É justamente, a Usina Hidroelétrica de Três Marias(MG).

Então diante disto, é importante destacar, 'Defluência(vazão de descarga)...Em Percentual(%) entre a Usina Hidroelétrica de Três Marias(MG)... Usina Hidroelétrica de Sobradinho(BA)...Desde 2012 a 2015.

sendo assim, vamos por partes, dessecando as "Perdas e Comensuração de Volumes em percentual(%)...Desses já citados reservatórios Hidroelétricos...Desde 2012 a 2015... A partir do Mês  de Maio até Novembro(Mês, quando encerra as 'Perdas')...De cada ano deste...Abordado acima.

1- Usina Hidroelétrica de Três Marias(MG):
1.1 - Ano de 2012: 
                                         

Perdas de Maio( 87.19% ) -  Novembro: (44.79% ) =  42.4%


1.2 - Ano de 2013:
                                          

Perdas de Maio(51.82 % ) -  Novembro: (21.34% ) = 30.48 %


1.3 - Ano de 2014:
                                                                           

Perdas de Maio(15.30 % ) -  Novembro: (4.18% ) = 11.12 %

* É interessante observar, que neste Ano/2014(ano das 'Eleições')...Todos o Reservatórios Hidroelétricos do Brasil...Operaram com  'Tarifa Verde'...

1.4 - Ano de 2015:
                                                                           

Ganhos de Janeiro( 10.53% ) +  Maio: (37.33% )37.33 - 10.53 = 27.03 %

*Por isso neste ano/2015...A Usina Hidroelétrica de Três Marias(MG)...Obteve uma ligeira Recuperação...Entretanto, por 'Operar'...Com Bandeira Tarifaria Vermelha...E quem "Paga a Conta"...É povo brasileiro. 


2- Usina Hidroelétrica de Sobradinho(BA):
2.1 - Ano de 2012: 
                                                  
                                               
Perdas de Maio( 63.82% ) -  Novembro: (27.79% ) = 36.00%

2.2 - Ano de 2013: 
                                                             

Perdas de Maio(47.44 % ) -  Novembro: (21.00% ) 26.44= %

2.3 - Ano de 2014: 
                                                              


Perdas de Maio( 54.44% ) -  Novembro: (15.78% ) =38.66 %...Isto é preocupante, mesmo operado com  a 'Tarifa Verde'.


2.4 - Ano de 2015: 
                                                               

Ganhos de Janeiro( 18.88% )...Para Maio: (21.20% )...21.20-18.88= 2.32 %...Isto é realmente "Preocupante"...Até por quê?, é o  'Período Chuvoso'...Dentro da Bacia Hidrográfica do São Francisco...E principalmente, 'Operando com a Bandeira Vermelha'...Que em 'Tese', 'Economiza Vazões'...

Então partindo desses 'Pressupostos...E pelo 'Andar da Carruagem'...

Através do "Efeito Dominó...
http://gshow.globo.com/programas/2ponto0/especial-blog/2ponto0/post/efeito-domino.html



                                                           


 E  'Se' o Período Chuvoso...De  2016, 2017, 2018 ... Dessas  "Supra Citadas... Regiões: Sudeste, Centro-Oeste...E principalmente, no Nordeste)...Continuar com 'Irregularidades Espaciais e Temporais de chuvas'... Certamente, o Sistema hidroelétrico do Brasil...Entrará em ‘Colapso’...


Em suma, e se levamos em consideração,   em 'Tese Hipotética',  o Assoreamento' em média de 30%... Pois, Ainda não existe 'Estudo Batimétrico'...Tomando como exemplo, o Reservatório de Sobradinho...O seu ‘Volume Útil...Reduziria para somente (21.1 – 6.3)=  14.8%...

Certamente,  diminuirá a quase 1/3   de todas  as "Usinas Hidroelétricas, como por exemplos, Itaipu, Furnas, Três Marias, entre outras...Do Sistema Hidroelétrico  Brasileiro"...Suas capacidades de "Geração de Energia"...Obviamente, piorando este Quadro de Colapso Hidroenergético...No entanto, este 'Quadro de Inoperância(Volume Morto)...É só 'Questão de Tempo'...Para ser evidenciado.


No resto... Deduza-se o resto...
Todavia é o meu ponto de vista.

Do Escritor Pedro Severino de Sousa
Do Livro: Água a Essência da vida.
João Pessoa(PB), 11 de Junho de 2015.





Nenhum comentário: