quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Ministro do Paraguai leva delegação para conhecer ações no Agreste de Pernambuco.


                               Roa Burgos pode levar agricultor para falar sobre
                              a organização. (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)

 Ministro do Paraguai leva delegação para conhecer ações no Agreste de  Pernambuco.


Chaco



             Intuito é conhecer estruturas feitas para combater problemas da seca.
                      Projetos podem servir ao Chaco, região semelhante ao semiárido do Brasil.

O ministro Joaquim Roa Burgos, da Emergência Nacional do Paraguai, está visitando o Agreste pernambucano, a fim de obter informações sobre o combate à seca no semiárido. O representante e a delegação daquele país visitam Pesqueira nesta quarta-feira (22). No Sítio Barreiras, eles têm contato com tecnologias sociais como cisternas de placas e calçadão, barragem subterrânea, barreiro de trincheira, além da “barraginha”. A comitiva visitou Buíque na terça (21).
 Delegação conhece estruturas feitas para combater
ação da seca. (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)

Estes são resultados de ações da Diocese dePesqueira junto à Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) e à Fundación Avina. As experiências do Agreste serão levadas e possivelmente aplicadas pelo governo paraguaio em 60% do território do país, onde a população sofre devido à seca. “Nós estamos tentando encontrar uma solução a médio prazo que seja definitiva para as comunidades da região do Chaco Paraguaio, tanto indígenas e latinas que sofre horrores com a seca que se dá a cada ano”, contou o ministro.


O diretor nacional de Saneamento do Paraguai, Celso Ayala, também acompanhou a delegação. Ele ressaltou que, no Brasil, há muitos lençóis freáticos de água potável, diferentemente dos paraguaios, cuja maioria é de água salobra. Outra situação que ele veio averiguar é a do destino de dejetos de banheiros na zona rural.

No Sítio Cafundó, em Buíque, o agricultor Manoel de Araújo relatou à delegação que dificilmente chove no lugar, porém, mostrou as plantações de maracujá, macaxeira e outros vegetais que cultiva para o sustento da família. Isto é possível graças ao armazenamento de água em uma cisterna ligada ao telhado da casa, que acumula 16 mil litros, e à cisterna-calçadão, com capacidade para 52 mil litros, bem como de um poço de 36m de profundidade.

A organização do agricultor com a comunidade também é atrativo para o país vizinho. “Vamos tentar levar o senhor Manoel para o Paraguai, para replicar a experiência”, disse o ministro Roa Burgos. Para o produtor rural, ajudar as comunidades do Chaco “é um prazer”.

A coordenadora executiva Neilda Pereira, da ASA, diz que a aplicação dos projetos chama a atenção por conta da "metodologia e capacidade de discutir o semiárido como uma região de homens e mulheres que querem viver aqui, mas, viver com dignidade".

Região se assemelha ao semiárido e população sofre devido à seca. (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)


FONTE: G1


                   UM MOMENTO DE REFLEXÃO:

Certamente, além dos impactos ambientais, provocados não só pela exploração do pré-sal, conjuntamente, como  a exploração do petróleo em águas marítimas...E por não  falar também, de jazidas petrolíferas nas regiões em regiões continentais, como por exemplo, as jazidas petrolíferas de Mossoró-RN...Somatizando com a super exploração  do Gás natural da Bolívia, que é demandada pela própria Bolívia, Brasil, Chile, entre outros países Sul-americano...

É oportuno falar também, sobre  a exploração de ‘Perfuração de Poços Artesianos’, através da técnica de ‘Fraturamento Hidráulico, contaminará as Águas subterrâneas dos lençóis freáticos e aquíferos...Além De diminuir substancialmente, das águas subterrâneas...Levando consequentemente, a uma diminuição drasticamente da ‘Evapotranspiração’...Diminuindo obviamente, a convergência intertropical(principalmente no Semi-árido do Brasil) na formação de chuvas.

 Afora também, de diminuir a intensidade do calor do ‘Magma da Terra’ para sua ‘Crosta”...Diminuindo também, a evaporação das Águas dos mares e oceanos...E como também, da ‘Evapotranspiração das Águas subterrâneas dos aquíferos, principalmente do ‘Aquífero Guarani’...E por falar  o Aquífero Guarani, sabe-se que neste últimos 40 anos...Seu nível estático baixou 60 metros...Diminuindo ao meu vê, a susceptividade da evapotranspiração para formação de chuvas...   E dos lençóis freáticos espalhados  pela ‘Hidrosfera terrestre’.

Diante disto, é bom ressaltar, que tanto a exploração do pré-sal... Extração de Petróleo em Águas marinhas, exploração de jazidas petrolíferas em localidades continentais... E extração de gás natural, exemplo, gás da Bolívia... E com a ‘Infinidade’ de perfurações de poços artesianos pelo mundo afora, principalmente, do aquífero Guarani, pelos Estados Brasileiros(Minas Gerais, Mato Grosso do Sul,  São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul...Afora os Países do Paraguai, Argentina e Uruguai...Indubitavelmente, vem consubstanciar os prognósticos que nas próximas décadas (2010 à 2050)...Vai haver gradualmente, diminuição da evaporação do atlântico sul...Que conseqüentemente, irá diminuir os “Índices de Chuvas”...Das estações chuvosas das regiões sul, sudeste e centro-oeste até mesmo na região norte do Brasil... Já concernente a região Nordeste... Acentuar-se-á o ciclo de semiaridez desta região do Nordeste do Brasil”...Além do 'Chaco Paraguaio'...Pelo visto, levando toda  ‘Hidrologia Terrestre’...Há um verdadeiro ‘Holocausto Ambiental’.


P.S(PÓS ESCRITO): 

Se o Chago Paraguaio(que se localiza no sopé da Cordilheira dos Andes, área úmida, pantanosa e enchagada) estar aumentando seu 'Estágio se Semi-aridez...É mais uma alerta que com a exploração do Gás da Bolívia...E concomitantemente, a super captação das águas subterrâneas mostrada acima, vem, paulatinamente,   acelerando a diminuição dos índices pluviométricos nas Regões Sudeste, centro-Oeste e sul do Brasil...E como também, pelo visto, no Paraguai, Uruguai e Argentina dentro do 'Continente Sul-Americano'...E por não falar de toda Hidrosfera Terrestre.



Do Escritor do Livro:
Água: A Essência da Vida
Pedro Severino de Sousa
João Pessoa(PB ), 23 de Janeiro de 2014.

Nenhum comentário: