quarta-feira, 7 de maio de 2008

O BESOURO PINHEIRO:

Árvores ficam avermelhadas depois que o besouro as mata (Foto: Natural Resources Canada/Divulgação)

UM DOS VILÕES DO AQUECIMENTO GLOBAL

Árvores ficam avermelhadas depois que o besouro as mata (Foto: Natural Resources Canada/Divulgação)







VÍDEOS SOBRE...




O Besouro (The Beetle)
http://www.youtube.com/watch?v=a_Z4OjBzPvk






O vôo do Besouro
http://www.youtube.com/watch?v=XYkoY1ZYId8&feature=related







O PEQUENO GRANDE PREDADOR

( Como o besouro tem aumentado o efeito estufa)





Difícil acreditar que um inseto, do tamanho de um grão de arroz, possa alterar o clima do planeta. Pois acredite. O besourodo-Pinheiro (Dendroctonus ponderosae) está transformando as florestas da região noroeste do Canadá em grandes emissoras de gás carbônico – O vilão ambiental causador do efeito estufa. É a primeira vez que o impacto dessa praga é calculado e o resultado impressiona: o besouro está causando o lançamento da mesma quantidade de CO2 que o Brasil emite anualmente, ou seja, cerca de 270 milhões de toneladas.



A vida e o “trabalho” desse inseto têm sido favorecidos pelas temperaturas cada vez mais altas na região. É um círculo vicioso no qual o besouro faz a festa: Quanto mais quente, mais ele vive, e quanto mais vive, mais devasta e leva ao aquecimento.





Antes limitado em seu habitat pelas baixas temperaturas, agora ele encontra a situação inversa, o que está potencializando a mudança climática. O inseto deposita seus ovos sob a casca do pinheiro, apodrecendo a árvore. A decomposição libera gás carbônico na atmosfera e transforma cenários inteiros em pura devastação, tirando o verde da floresta e permanecendo o vermelho do tronco de árvores apodrecidas.


















Fonte: Terra/Istoé -


http://www.terra.com.br/istoe/






Nenhum comentário: