quarta-feira, 5 de março de 2008

TRANSPOSIÇÃO: A LUTA CONTINUA

























VÍDEOS E OPINIÕES SOBRE O PROJETO SÃO FRANCISCO







PROJETO SÃO FRACISCO( OPINIÕES)



TRANSPOSIÇÃO: A LUTA CONTINUA


Passado o período carnavalesco, agora com muita determinação, garra, coragem, ânimo e fé, que retomemos nossa luta renhida em defesa do santo e abençoado Projeto de Transposição de águas do rio S.Francisco para os quatro Estados do Nordeste setentrional.Não pudemos perder o pico, a esperança e a coragem de lutar por uma causa tão nobre, tão humana e cristã. Afinal, defender esse mega projeto é, indubitavelmente, defender a vida não só humana, mas também animal. Essa batalha suada, difícil, coincidentemente, faz parte inerente do espírito da campanha da fraternidade lançada na quarta feira de cinzas pela Igreja Católica cujo tema é: “Fraternidade e Vida”...


Essa campanha lançada pela Igreja, vem numa hora certa, tendo em vista que no momento lutamos em defesa de um projeto que visa libertar milhões de filhos de Deus não só da sede, mas também da fome, miséria,do atraso sócio-econômico,enfim,da morte. Não pode ser contra a transposição, quem acolhe com verdadeiro espírito cristão, essa campanha da fraternidade.


Penso que, a pessoa que se opõe radicalmente a esse projeto de transposição deveria rezar, meditar, pedindo luz, discernimento e sabedoria a Deus diante deste tema que está na crista da onda: “defende... Pois, Água é vida.”



Ter posicionamento contrário a vinda de águas do velho Chico para o nosso semi-árido, não é ser a favor da cultura de morte? Não é entrar na contra mão do Evangelho, da doutrina cristã? Afinal, em relação a vida Cristo dissera:eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundancia.Então,lutar para que milhões de seres humanos possam ter água e com isso viver dignamente é corresponder verdadeiramente a essa proposta de Jesus Cristo.Por isso, baseado nessa convicção cristã, posso afirmar com toda segurança que,quem tenta obstacularizar, atrapalhar ou inviabilizar a execução dessa bendita obra está cometendo um pecado grave .Então,aproveite a quaresma e faça uma boa confissão para receber o perdão sacramental.Arrependido e perdoado ,una-se a nós e juntos defendamos, pois, a vida,que é dom de Deus. Levando a sério o espírito da cf. 2008, vamos continuar na luta.




Queremos ver toda a Paraíba unida, valente, marchando rumo a vitória da vida. Para isso, no dia 13 de março/2008, estaremos, unidos, na cidade de Monteiro-PB, para uma grande mobilização em defesa da transposição. O comitê pró-transposição convida a todos e a todas para esse grande evento em defesa da vida.





Vamos fazer uma grande mobilização, fazendo com o que povo tome consciência da real importância dessa obra do governo federal. É a luta de uma gente sofrida, massacrada pelas conseqüências nefastas da seca, que num grito pungente, clama por água. Chegou a vez, então, da população do semi-árido nordestino gritar e lutar pela sua libertação.A hora é esta! Ou agora, ou nunca mais.

TRANSPOSIÇÃO JÁ!




















Santa Cruz - Pb, 13-02-08.
Padre Djacy Brasileiro
Tel.: 83-3536-1119 Cel.: 9911-3141 ou 8700-3661



BISPO DA PARAÍBA DIZ QUE " QUEM TEM SEDE APÓIA...



O presidente do Comitê Paraibano em Defesa da Integração das Bacias e de Transposição das Águas do Rio São Francisco, dom Aldo di Cillo Pagotto, afirmou, em pronunciamento no Plenário do Senado, que "quem tem sede apóia" o projeto do governo federal. O religioso acrescentou que o projeto de transposição conta com o apoio de bispos e de outros religiosos de vários estados. Dom Aldo é arcebispo da Paraíba.


O pronunciamento ocorreu nesta quinta-feira (14) durante audiência pública promovida por quatro comissões permanentes do Senado com o objetivo de discutir o projeto de transposição de águas do São Francisco. Na opinião do bispo, o projeto faz parte de uma política pública estruturante que não deve ser apenas de um governo ou de um partido, mas de todos que apóiam a integração nacional.

O bispo convidou os parlamentares a participarem de manifestação popular de apoio à obra, no próximo dia 12 de março na cidade de Monteiro (PB). Dom Aldo também elogiou o trabalho do ex-ministro da Integração Nacional Ciro Gomes, por sua defesa do projeto.

Geraldo Sobreira / Agência Senado(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
FONTE:

Um comentário:

Cíntia Miyuki disse...

Eu sou completamente contra a transposição do Rio São Francisco, mas também não vejo com bons olhos o subdesenvolvimento das áreas do nordeste brasileiro.
É preciso que se leve progresso a essas regiões sem degradar o meio ambiente ou mesmo sem desfigurar um bioma tão característico do Brasil.
Os Estados Unidos fez de uma região pobre (Las Vegas) algo totalmente produtivo.