quinta-feira, 6 de março de 2008

A CRUZ DE LATAS EM MONTEIRO























VÍDEOS E OPINIÕES SOBRE O PROJETO SÃO FRANCISCO

Transposição do Rio São Francisco

Uma travessia para o Futuro:
Entrevista do Ministro Geddel Vieira de Lima sobre Transposição e sobre a Bahia
Tv Bahia entrevista Geddel - parte 1
Tv Bahia entrevista Geddel - parte 2

PROJETO SÃO FRACISCO( OPINIÕES)
h
ttp://www.mi.gov.br/saofrancisco/opinioes/index.asp





A CRUZ DE LATAS EM MONTEIRO

Após Brasília, santa cruz, Sousa, chegou à vez de Monteiro, na região do cariri paraibano. Nessa cidade, a cruz de latas será erguida em pleno centro, visando, unicamente, chamar a atenção dos governantes e do povo brasileiro para o drama pelo qual passam milhões de irmãos nordestinos, no que diz respeito à escassez do líquido precioso.


Não foi por acaso, que esta cruz feita de latas tornou-se símbolo da nossa luta pela transposição de águas do “velho Chico”. Erguida em solo caririzeiro, ela dirá bem alto: sou a cruz da fome, da sede, da miséria, da exclusão social, do desemprego, do atraso socioeconômico e da seca com suas trágicas conseqüências; sou, infelizmente, esta cruz pesada, espinhosa, que agride e faz sofrer milhões de nordestinos.


Não nego, sou o pão nosso de cada dia de tantos filhos deste nordeste setentrional. Cada lata pendurada nas hastes simboliza o dia a dia do sertanejo, em busca de água, de pão, de dignidade, de vida.


Em síntese, a lata vazia, é o símbolo da barriga que ronca clamando por vida. Vamos, com garra, determinação, valentia, fazer uma grande mobilização no cariri paraibano, em defesa do santo e abençoado projeto de transposição. Esta é a hora da luta renhida, dela não pudemos fugir. Se formos milhões, então só pudemos ser fortes. Dessa batalha, que tem a mão de Deus agindo a nosso favor, não pudemos fugir.


Caso contrário, as futuras gerações, que tanto irão precisar da água, haverá de julgar-nos como covardes, fracos, omissos, insensíveis, desumanos, que não se preocuparam com o seu futuro.
Como Padre do sertão, que convive noite e dia com uma população sofrida, esmagada pela cruz da fome, da sede, da desolação, da dor, do desespero e da falta de perspectiva de vida melhor, até porque muita gente não quer ser mais escravizada em São Paulo, quero em nome do comitê paraibano pró - transposição, convidar todos os segmentos representativos da sociedade civil da região do sertão, para participar dessa grande mobilização em defesa da transposição na cidade de monteiro-pb, no dia 13 do corrente mês.


Vai ser um grande evento em defesa da vida, porque lutar por água é lutar por vida. Será, indubitavelmente, uma grande festa. A festa da vida, da libertação histórica de um povo que grita pungentemente: “Ó vos, que passais pelo caminho, vede e julgai se existe dor igual à dor que me atormenta”...


Este é o grito dos nordestinos, simbolizado na cruz de latas. Queremos ver a cidade de monteiro tornar-se palco da maior mobilização histórica, na luta em defesa da transposição de águas do rio São Francisco para o nordeste setentrional. E a cruz de latas, símbolo maior de nossa luta por água, presente nesse ato público, gritará para todo o Brasil: doze milhões de nordestinos clamam por água. E mais: “quem tem sede apóia”. É toda a Paraíba unida na luta pelo seu direito mais sagrado: ter água. Aliás, depois da cruz virá a vitória e essa vitória chamar-se-á transposição.





Santa Cruz, Pb 04 de Março de 2008.
PADRE DJACY BRASILEIRO
Comitê pró – transposição
TEL.83-3536-1119 ou 9911-3141 / 8700-3661

Nenhum comentário: