quinta-feira, 27 de março de 2008

AÇUDE DE COREMAS EXIBE ESPETÁCULO DA NATUREZA





VÍDEOS SOBRE COREMAS:
Coremas, um Oásis no Sertão
http://www.youtube.com/watch?v=jCxUax27zkQ

Coremas "Cidade de Todos"
http://br.youtube.com/watch?v=akUDcZykeao&feature=related


Félix Rodrigues no Carnaval de Coremas – PB
http://br.youtube.com/watch?v=roTKhgrmZGI&feature=related




COREMAS: O OÁSIS NO SERTÃO PARAIBANO


Os sertões do Nordeste do Brasil são regiões de climas semi-áridos já em pleno processo de desertificação. Devido a sua localização geográfica, encravado no Polígono das Secas, decorrentes do embarreiramento do Planalto da Borborema, que impede o avanço à umidade vinda para essa região. Como se vê, o problema é climático, e, obviamente, o homem, o poder público, tinha e tem como solucionar ou na pior das hipóteses amenizar esta situação.

Um descaso e digo mais, até mesmo um “crime de responsabilidade”. É, a respeito do município de Coremas – PB, este referido município é detentor de um dos maiores complexos hídricos da região Nordeste, cuja capacidade máxima chega a mais de 1.350.000,000 m³ (um bilhão e trezentos e cinqüenta milhões de metros cúbicos de água), além de dispor de uma hidrelétrica que, na década de 1970, abastecia quase toda região sertaneja como fonte geradora de energia elétrica. Atualmente a mesma hidrelétrica conta com uma subestação que está interligada ao sistema CHESF, com Paulo Afonso, no estado da Bahia.

Esse grandioso complexo, construído nas décadas de 1940 e 1950, tem como meta mais ambiciosa e importante a implantação de um pólo de desenvolvimento, denominado Meridiano 38, cujo projeto se encontra atualmente no Ministério da Integração Regional da Presidência da República do Brasil.

Caso seja implantado o projeto Meridiano 38 em nosso estado, vai trazer redenção de todo Sertão Paraibano, prevendo inclusive a criação de uma faculdade de agronomia, uma escola técnica agrícola, um centro administrativo de política agrícola, visando à irrigação de milhares de hectares de terras, tendo como epicentro deste pólo de desenvolvimento justamente a cidade de Coremas.

Havendo decisão política de implantar esse projeto, poder-se-ia afirmar que o “Sertão vai virar Mar”, propiciando o desenvolvimento regional do semi-árido estadual, tornando-o economicamente forte gerando emprego e renda para milhares de paraibanos.

O complexo hídrico Coremas Mãe d’água já foi responsável, durante décadas, pela produção de peixes para a alimentação, chegando até mesmo a ultrapassar a produção de todo o Litoral do estado, nas décadas de 70 e 80. Decorrente disso, os pescadores de Coremas e a sociedade como um todo estão solicitando aos poderes públicos federal, estadual e municipal a elaboração de uma política de piscicultura para o município, com o intuito de recuperar a produção perdida. O desejo principal do povo coremense seria que ocorresse a industrialização da produção do pescado, gerando emprego e renda para centenas de pessoas.

Além da necessidade da recuperação do setor pesqueiro, os habitantes locais alegam que poderá haver ainda investimentos no setor turístico, com melhorias na infra-estrutura do acervo histórico da cidade, pertencente ao Dnocs. Entre os pontos a serem recuperados, estariam a “Pracinha do Dnocs”, o cinema, o Balneário de Mãe D’Água, além de urbanizar o Balneário do Rio da Turbina, buscando junto à PBTur a sua inclusão no Guia do Turístico da Paraíba.

É inadmissível um município como Coremas – PB ser detentor de uma considerável infra-estrutura (água e energia) para um desenvolvimento sustentável , no entanto sua população é uma das mais pobres, em termo relativo, do Estado da Paraíba. Isto é um absurdo!

Diante disto, urge, pelo menos se acabar essa cultura, essa mentalidade dos seus agricultores, que só plantam depois que chove. Quando na maioria dos casos muitos têm água, às vezes até corrente, e energia dentro de suas propriedades. Aliás, isto é uma prática costumeira em todo o Nordeste do Brasil. Um exemplo disto é que as margens do Rio São Francisco existem verdadeiros bolsões de misérias.

EXTRAÍDO DO LIVRO:ÁGUA: A ESSÊNCIA DA VIDA

www.aguapss.rg3.net

PEDRO SEVERINO DE SOUSA

www.pedroseverino.xpg.com.br

LEIA NO www.google.com.br

“ PEDRO SEVERINO DE SOUSA"

“AGUAPSS”

“ SITE PEDRO SEVERINO

Um comentário:

Ana Isadora disse...

Importantissima postagem!!!
Ela esclareceu de forma objetiva e simples alguns aspectos que não estão disponiveis nos sites.
Podemos usa-lo para apresentação de trabalhos, falando essas "curiosidades" que irão abrilhanta-lo. E também por que devemos sempre conhecer a nossa terra, e valoriza-la.